sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Futebol III

Hoje dia 21/05/10, a seleção brasileira chegou ao estádio de futebol do Atlético-PR, que fica paralelo a uma BR*, enfim, fica poucas quadras da minha casa. Houve os que esperaram um bom tempo pela chegada da seleção, às 6h da manhã - pelo que passou no noticiário – havia muitas pessoas na entrada principal.
A imprensa também estava lá. Eu não estava. Por mais próximo que este estádio - conhecido também como Centro de Treinamento do “Caju” **, fica da minha casa, uma curta caminhada, eu não despenderia o meu tempo para ver o ônibus da seleção. Eu acredito que nenhum dos presentes viram, realmente, os jogadores. Podem ter conseguido, por alguns minutos, serem vistos por quem assistia o noticiário, instantes de fama. Havia também, uma mulher vendendo bandeiras – uma ocasião realmente oportuna.
Quando o tão esperado ônibus chegou, passou direto pelo portão principal, nem a imprensa conseguiu fazer qualquer entrevista. Quem inesperadamente chegou – a previsão era de um clima mais quente hoje -, foi uma fina garoa que não intimidou os que estavam em frente ao CT do Caju.
Neste finalzinho de tarde, ao passar pela rua XV de novembro, observo as luminárias decoradas na cor verde e amarela. Seria bom se assuntos essenciais para a população brasileira fossem tratados da mesma forma por estes, como é evidenciado o patriotismo, infelizmente, apenas em Copas do mundo. Luminárias verdes e amarelas esquentam o clima de Copa. Hoje está um friozinho agradável em Curitiba.

*Não tenho certeza se é a BR 277 ou 116.
** Centro de Excelência em Treinamentos para Futebol Alfredo Gottardi

Futebol II ou Segunda Chance

Voltando a falar sobre futebol, este é um esporte de muitos incentivos. Incentiva: a prática de atividades físicas, a educação, a socialização, o espírito de liderança, o espírito de equipe. Por outro lado, há os que levam os incentivos para o lado ruim: a competição por ganhar, a violência ao perder, a liderança ao vestir a camisa da torcida organizada, humilhação ao derrotado.
O estádio do Couto Pereira, que foi palco da ira de torcedores inconformados com a derrota ano passado, foi palco neste começo de semana, 18/04/10, de uma partida decisiva. Coritiba x Atlético. Não ocorrer o que ocorreu no ano passado era decisivo para brotar a esperança no Coritiba e decidir em casa seria uma segunda chance para que este time se redimisse pelos "torcedores" furiosos que destruíram o estádio no ano passado, e fizesse com que os verdadeiros torcedores apoiassem em cada grito de incentivo para que o time se reerguer e erguer a taça de campeão.
Os jogadores incentivados pela torcida, mostraram em campo desde o início da partida que vieram para buscar o título e a 'reputação' que haviam perdido. Todos temos uma segunda chance e o Coritiba, apesar do que aconteceu em 2009, mostrou que merecia esta segunda chance, e por ironia ou não do destino, 2 x 0 para o Coritiba. Nesta segunda chance, este time mostrou bem que o palco do Couto Pereira desta vez estava mais ensaiado com os bons incentivos.

19 de abril de 2010

Futebol I

Na praça, 31/10/09, alguns ciclistas gritam: "Cadê sua bike? Mais bicicleta, menos carros...", acho interessante e observo, já alguns transeuntes acharam estranho ou engraçado, não sei. Vendo estes ciclistas gritando por uma causa que defendem, lembrei da semana passada: do Atletiba. Que contabilizou 6,3 mil de prejuízo com depredação de ônibus e, não sei por que, mas acho que quem irá pagar somos nós, talvez eu pense isso por lembrar de uma gravação que há nos ônibus: "DANIFICAR ônibus, terminais, estações tubo ou não pagar a passagem ENCARECE a tarifa...".
O pagamento às vezes é bem mais caro: morte de um torcedor do Atlético... O que os ciclistas têm a ver com os torcedores? Em um primeiro momento nada, mas se estes torcedores com a união que têm se unissem em prol de algo mais gratificante demonstrando suas forças – e não fúria – para fazer bem a sociedade, o resultado seria maior e melhor – já que foram apenas alguns ciclistas e há muitas torcidas de times. Acredito que o mundo poderia e/ou pode ser melhor.
Pelo que ocorreu neste final de semana (06/12/09), vou continuar esta crônica, eu agora como cronista irei fazer alguns comentários sobre o último jogo do Coritiba contra se não me engano Flamengo(?) (não entendo muito de futebol, mas os cronistas devem estar atentos para comentar sobre atualidades), pela 'vergonha' como estava impresso na primeira página do jornal de ontem. Irei narrar alguns fatos (não pensem que irei narrar o jogo, porque a minha voz é muito baixa e não alcançaria as proporções esperadas), o fato é que não assisti ao jogo, mas tenho meus interlocutores (mais conhecidos como passageiros de ônibus), e pelo que ouvi e depois vi no jornal, o Coxa foi rebaixado e aconteceu uma baixaria, pelo que li 500 mil de prejuízos e agora este time terá que arcar com as consequências segundo a o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o que eu acho bom (não sou atleticana).
Voltando ao jogo que aconteceu no Couto Pereira, bem, agora não podemos voltar lá, porque o estágio está interditado até resolverem qual será a punição para o Coxa, além de muitos destroços do "pós-guerra" (como estava escrito no jornal), e parece que foi mesmo uma guerra.
Escutei um torcedor revoltado (agora era somente um passageiro no ônibus), conversando com o cobrador:
- Antigamente os caras jogavam com raça..., Não é da minha época, mas o senhor deve ter visto jogos que davam gosto de assistir, não é verdade? Perguntou o torcedor/passageiro para o cobrador. - Não esperou resposta e continuou:
- Agora estes jogadores são todos uns vendidos, que deixam de ganhar/jogar uma partida quando sabem que se perder desclassificará um outro time. No caso do Botafogo(?) já estava tudo certo. O Palmeiras perdeu, mas em compensação está com o caixa cheio, e vai dizer que não foi isso o que aconteceu? - Novamente, não esperou resposta e continuou... Falou que bateram muito em um rapaz e continuou falando...
Bom pessoal, não sabia que por trás dos jogos existia este tipo de acordo, parece que os esportes por mais que pertençam a diferentes modalidades, alguns aspectos se repetem, não sei por que me veio na cabeça os nomes Robinho e Nelsinho ambos deram umas derrapadas, quer dizer... Freadas.
Bom, era isso que tinha para narrar.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Parada Solicitada

Dias turbulentos em que vivemos atualmente, revoltas, protestos, greves. Qual é a “grevidade” da situação? O motivo é, geralmente, o mesmo: reajuste salarial.
Esta semana o perigo iminente é devido à possibilidade dos motoristas e cobradores entrarem em greve. Muitas pessoas dependem do transporte coletivo. Se efetivamente esta greve ocorrer, muitos faltarão em seus serviços ou irão procurar outra forma de chegar, seja de carro, moto, táxi etc.
Em ocorrência disso, o trânsito poderá ficar mais lento, haverá mais liberação de dióxido de carbono – mais conhecido como gás carbônico -, estresses e/ou muita paciência. Enfim, podem ocorrer diversas turbulências – refiro-me aos ônibus.
Se efetivamente isso ocorrer, quando a situação apertar mais, o desfecho será entrar em um acordo e parar a greve será a solução. O problema é quem – qual dos lados – “apertará o botão” para solicitar a parada.
Próximo a Praça Tiradentes, está em andamento – hoje 25/02/10 parece que haverá uma passeata – uma greve dos vigilantes, há rumores que os professores também entrarão em greve.
Depende do ponto de vista, a greve não é tão grave. É bom sempre perguntar: está ruim? Para quem? Lembro que em 2006 houve uma greve dos motoristas e cobradores. Os taxistas lucraram com a greve, mais do que nas férias; um dia chuvoso; antes e depois do carnaval. Garanto que para estes a greve não foi ruim.