A foto acima foi tirada por mim, é uma propaganda que está circulando pela cidade. Tirei uma foto, pois eu tinha que registrar isso, eu achei um absurdo. E pergunto a você leitor: Esta propaganda é necessária? Será que é algo que se deve divulgar?
Eu acredito que o respeito não deve ser algo que se peça, por que frisar algo que, supostamente, já lhe é inserido? Bom, se esta e outras propagandas – como a: “Na faixa de pedestre, redobre a atenção com o idoso” – estão circulando pela cidade, significa que há esta necessidade de lembrar as pessoas que não são apenas conceitos: ética, respeito etc.
Será que estes conceitos fazem parte de um conjunto antigo ou antiquado, que ficou no passado? Se sim, eu retiro minha indignação, pois é importante recuperá-los; se já estão esquecidos e se há os que estejam com “Alzheimer” destas condutas, principalmente, em relação com o tratamento com os idosos.
Segundo Sá (2009), a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. (...) Analisa a vontade e o desempenho virtuoso do ser em face de suas intenções e atuações, quer relativos à própria pessoa, quer em face da comunidade em que se insere.
Na faculdade eu tive uma matéria referente à ética, será que é preciso estudá-la? Eu acredito que se todos, profissional e pessoalmente, agissem com ética não seria preciso acentuar sua importância. Eu iria colocar o conceito de respeito e moral, mas acho desnecessário frisar, ou não?
Referência:
SÁ, Antônio Lopes de. Ética Profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
