sábado, 11 de setembro de 2010

A Tão Citada Ponte

Houve um tempo em que eu acreditava em tudo que diziam para mim, geralmente, os adultos inventam histórias para não responderem com exatidão as perguntas que as crianças fazem, porque tem seus assuntos de adultos ou por não terem certeza da resposta e não podem deixar as crianças parem de pensar que os adultos têm respostas para tudo. Com o tempo as crianças descobrem a verdade e passam a duvidar de tudo.
Quando virei vegetariana perguntavam-me os motivos. As respostas eram sempre as mesmas (e dependendo de como fosse a reação de quem ouvia eu continuava com mais ênfase na minha explicação). Por amor a natureza, que é destruída para ser transformada em pasto; pelos hormônios que as indústrias “injectam” para o crescimento de animais (bovinos, suínos etc.) que alimentam a indústria alimentícia e, principalmente, por me sentir bem comigo mesma.
Quando eu falava que não comia carne, algumas pessoas ficavam espantadas, outras apoiavam, mas diziam que não tinham esta coragem, havia também as que riam e as que achavam um absurdo e tentavam me convencer em desistir de o ser.
Alguém, no começo da minha nova dieta, me disse uma frase que me fez pensar: “Não vai adiantar nada você parar de comer carne por amor a natureza, porque todo mundo vai continuar comendo!”. Logo pensei na ponte, na tão citada e famosa ponte, que acredito que a maioria dos adultos já a citaram como exemplo para uma criança que diz: “fulano pode fazer ou fez tal coisa, por que eu não posso?”. Aí alguém fala: “Se o fulano pular de uma ponte, você também vai pular?”. Se todo mundo come carne eu também tenho que comer?
Não podemos deixar que o conformismo tome conta de nossas ações, em pensar: “Não posso reclamar, porque conheço alguém que está em uma situação pior do que a minha”, ou seja, a minha ponte pode estar arrebentando, mas a ponte do outro já está quase caindo. Temos que seguir o que acreditamos, pensamos e buscamos para nossa vida, sem nos compararmos com os outros, desde que seja apenas um referencial negativo para termos a certeza que não queremos seguir o mesmo caminho ou positivo como um incentivo para continuarmos buscando nossos objetivos.
Com o tempo me adaptei psicologicamente a minha nova dieta, mas percebi (e senti também) que eu deveria ter excluído a carne gradualmente, e não de um dia para o outro, tive vertigens e desmaiei uma vez.
Não sou mais vegetariana, quero voltar a ser futuramente, mas voltei a comer carne porque a ponte começou a arrebentar (não por causa dos carnívoros que roíam as cordas), voltei a me sentir mal e as vertigens aumentaram. Antes de voltar a ser vegetariana irei, desta vez, consultar um nutricionista. E quando me perguntarem: “O que você vai comer para substituir a carne?”. Terei uma resposta mais plausível. Porque a carne, com certeza, é substituível, mas a natureza não.

2 comentários:

  1. achei otimo..acredita que ri..quando voce comentou o desmaio..uahahuua ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi,Vivi! Você é vegetariana ? Eu tentei ser, durante um tempo e conheci alguns vegês. A família de minha amiga Jane é. Quem sabe possamos fazer um lanchinho juntas, um dia. beijos! Gostei bastante daqui.

    ResponderExcluir