domingo, 19 de setembro de 2010

Queimadas



 

 Onde árvores brotaram, viviam; agora chamas, labaredas parecem brotar da mata, apenas brotam, nascem para matar hectares; organizam-se em linhas, espalhando-se, alastrando-se rapidamente com a ajuda do vento; vão queimando animais, árvores, tudo. Ganhando mais energia com a combustão, o fogo espalha veneno no ar, monóxido de carbono. Respirando fundo, sentimos as consequências.
Extensão da seca; rios de lama, seca; chuva sem previsão. Tudo ajudando o fogo em sua missão de destruir, alimentando-se de cores que estão em sua frente, deixando para trás tudo cinzento.
A esperança vem de avião, lançando uma chuva improvisada; a esperança vem da terra, com a força e o fôlego das brigadas de incêndio que andando pela mata e contra o tempo tentam conter os focos de fogo. Tiram a fome destruidora do fogo comendo-o com as próprias mãos. Papando o fogo tentam apagar - infelizmente um pouco - do que está apagando as cores, comendo e destruindo a natureza.

Referência: Foto

 

2 comentários:

  1. Hoje é o dia da árvore, a força verde mirim estava na praça distribuindo mudas de árvores, eu peguei duas: um pinheirinho e Angico Vermelho para plantar. E assinei uma lista para não mudarem o código florestal, quem tiver interesse acesse:www.chaua.org.br a moça me disse que quem quiser pode participar do abaixo assinado por este site.
    Att, Vivi

    ResponderExcluir
  2. Isto é quase um poema...você devia postar os seus, já que os blogues servem pra isto mesmo...beijão!

    ResponderExcluir